Linho Misto Azulejo Bege
Hoje, o linho é um dos tecidos mais nobres que existem. Entre as principais características do tecido de linho estão a durabilidade, maciez e sofisticação. Além disso, se trata de um tecido ecológico, pois é proveniente de uma planta herbácea, que compõe-se basicamente de uma substância fibrosa.
Tecido de linho é caracterizado como um tecido de alto luxo. Simboliza conforto e elegância. É antibacteriano, antifungicida e não causa irritações ou alergias. Oferece proteção contra a radiação UV e é altamente resistente.
Absorve umidade 20 vezes maior do que o seu próprio peso e nunca dá a sensação de estar molhado.
Depois de cada lavagem de roupa, o tecido fica mais forte e com melhor aparência. Possuem baixa elasticidade e não deforma com facilidade. O tecido de linho é 100% biodegradável e não deixa resíduos.
Os tecidos de linho estão sendo usados a mais de 10.000 anos e costumava ser chamado de “tecido dos reis”. Os egípcios eram os que mais usavam o linho, pois acondicionavam as suas múmias em longos comprimentos do mesmo. Na antiga fenícia era usado para fazer velas e no século XV era muito utilizado em telas de pintura.
Esse material é obtido a partir da fábrica de linho. A maior produtora de tecido de linho é a Irlanda. Ela produz 20% de fios de linho em toda a União Européia. A produção anual de tecido de linho na Irlanda é cerca de 2.000 toneladas por ano e é considerado o melhor tecido de linho em todo o mundo.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE LINHO
- Brilhante e flexível.
- Bonito, elegante e suave.
- Forte e durável.
- Suporta a pintura quando molhados.
- Possui baixa elasticidade.
- Possui grande resistência à tração.
- Altamente absorvente.
- Seca rapidamente.
- Termo-regulável
- Antialérgico
- Antibacteriano
- Resistente ao desgaste e à abrasão.
As peças feitas com o linho, combinado ou não a outras fibras, possuem caimento mais solto e compõem looks que vão do trabalho à balada. “O linho pode ser usado por qualquer pessoa, desde a mulher com curvas generosas até a mais magrinha. Gosto muito de peças de alfaiataria como blazers, camisas, vestidos e calça pantalona”, diz a estilista e consultora de moda Isadora Lopes.